MARTIN MEZZA
LIVROS
Conheça aqui os livros e artigos que já publiquei.

Dos (pre)conceitos freudianos para uma psicanálise por vir (2022)
Freud é insuperável? Em nossa comunidade parece haver um consenso afirmativo. Muito deste consenso se sustenta na ideia, que já é um preconceito epistemológico, que a descoberta freudiana é real. Mas também, num ativo desconhecimento dos preconceitos implícitos na teoria de Freud (evolucionismo, biologicismo, eurocentrismo, etc.). Nossa proposta pretende seguir as elaborações de Lacan entendidas como uma crítica dos (pre)conceitos presentes na obra de Freud, como uma vocação para romper com a sua terminologia, da qual depende o valor científico de nossa disciplina.

A luta pelo reconhecimento da loucura. A gramática moral da assistência social na deficiência mental (2022)
Mediante uma original articulação entre a teoria do reconhecimento de Axel Honneth e autores de tradição no campo da Saúde Mental (Michel Foucault, Franco Basaglia, Paulo Amarante, entre outros), Martín Mezza explora a gramática moral que atravessa a concessão do benefício de prestação continuada (BPC) na deficiência mental (sofrimento mental). Dessa maneira, se avança na compreensão do déficit de reconhecimento que faz com que os sujeitos em sofrimento psíquico representem o grupo mais excluído da assistência social.



Lacan. A revolução Negada (2021)
Lacan é incompreensível (...). Queremos demonstrar que boa parte das dificuldades para compreender seu pensamento e muitas das limitações para ser acolhido em outros campos se deve à negação do fato de que a obra de Lacan é um novo paradigma em psicanálise. Dizemos um novo paradigma e não uma nova teoria como podem ser entendidas as elaborações de Klein, Winnicott ou a psicanálise norte-americana.
CAPÍTULOS DE LIVROS
MEZZA, M. In: Desambiguar Lacan de Freud. Sander Machado e Luciana Nunes (Org.), Editora Artes & Ecos (2023). O enxerto do aparelho psíquico. Do preconceito paralelista de Freud ao sujeito inteiramente articulado de Lacan.
​
MEZZA, M. El retorno a Freud. Una palabra de orden en un lenguaje neurótico In: El estilo de Jaques Lacan.1 ed. Buenos Aires: Arrebol, 2021, p. 134-152.